terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lado negativo e lado positivo

Crítica e elogio são duas coisas perigosas para quem as recebe. Necessita-se de uma avaliação atenciosa para não ser prejudicado com uma ou com a outra. A verdade é que podemos e devemos melhorar sempre. A competição tá ai e quem acha que só vai receber elogios por ter tido uma boa ideia, será criticado por não ter evoluído. Idéias, ações, iniciativas de ontem se tornarão velhas daqui a pouco, basta alguém pegar sua criação e melhorá-la.

Amorim Jr., especialista na ação e desenvolvimento
de projetos especiais de comunicação audiovisual
online durante palestra na Uninove Memorial 

Se um especialista, um profissional da área te crítica ou te elogia, parabéns, você chamou a atenção de alguma forma e causou uma reação importante, mas não pare por aí, competir é uma realidade. Busque estar sempre um passo à frente.

Ah se a existência fosse uma eterno barzinho, de afagos à egos, apertos de mãos, paqueras, piadas, fofocas... Mas não é. Há gente que chega ao fim do ano sem ter aprendido 10% do que a vida ofereceu. Fez um monte de atividades em defesa da diversão, mas produziu/descobriu/expandiu pouco seu mundo intelectualmente e se continuar pensando da mesma maneira evoluirá pouco até o resto de sua passagem por esse mundo.
Marco Aurélio, editor e produtor do programa CQC

Como agem os profissionais? como eles enfrentam e vencem as dificuldades? Uma coisa é certa: dedicação e foco são características de pessoas de sucesso. Não existe dinheiro fácil no mundo. É preciso ser honesto. Insistir sempre. Pessoas bem sucedidas são pessoas que buscam soluções e nunca ignoram os problemas.


Hoje aproveitei o que os palestrantes Amorim Jr. (Repórter de TV e diretor de conteúdo do portal webcomTV), Marco Aurélio, João Mesquita e Gabriel (roteirista, editor e produtor do programa CQC) tinham a oferecer. Valeu a pena.


Após as palestras, almocei com Juliana Alves e Renato Cavalcante (Júlio da Gaita - o cara gosta desse apelido) e discutimos os assuntos: críticas e elogios. No final citei a frase, cujo autor não me recordo: "As pessoas só vão pisar em você, se você se deitar". Ser criticado e ser elogiado faz  bem, mas é preciso ser maduro para não se iludir com o elogio e nem se abater com a crítica.


João Mesquita, editor e produtor do programa CQC











Gabriel, editor e produtor do programa CQC







Professores do curso de jornaliamo: Mércia e Pedro
Professor de jornalismo: Flávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário